quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana.
A gengiva fica mais avermelhada, inchada, com um aspecto liso e brilhante e sangra por qualquer coisa. 
Não tratá-la é um problema porque o edema cria um ambiente propício para a retenção de resíduos, aumentando a velocidade da formação de placa bacteriana.

Como saber se tenho gengivite?
O sinal característico dela é o sangramento. A gengiva sangra ao se escovar os dentes ou ao se passar o fio dental. Outros sinais são a coloração mais vermelha que o normal e o edema (inchaço).

Como tratá-la?
A gengivite pode ser revertida com uma escovação correta e o uso de fio dental para remoção da placa. (Leia sobre como fazer uma higienização adequada no post "Iniciando as atividades")
A placa que "endureceu" só pode ser removida pelo dentista com uma limpeza profissional e raspagem.

E se eu não tratá-la?
Caso a gengivite não seja tratada, o acúmulo de placa e a formação de cálculo continuarão. As bactérias se multiplicarão ainda mais, e novas espécies colonizarão a cavidade bucal e avançarão para além da linha da gengiva. A doença progredirá para uma periodontite, onde há perda das fibras e do tecido ósseo ao redor do dente, consequentemente esse dente ficará sem sustentação e terá que ser removido pelo dentista.

Fique atento e a qualquer sinal de sangramento, inchaço e vermelhidão procure seu dentista.
Cuide de sua saúde bucal, cuide de você!

domingo, 25 de abril de 2010

Placa Bacteriana e o Cálculo Dental

A Placa Bacteriana

A placa bacteriana, ou biofilme dental, é uma película "invisível" que se deposita sobre nossos dentes e é formada por bactérias e restos alimentares, como açúcares. É a principal causa de doenças periodontais e de cáries. 
As bactérias presentes na placa "quebram" os açúcares e liberam ácidos. São esses ácidos que atuam sobre a superfície dos dentes (esmalte dental) retirando o cálcio, causando a desmineralização. Embora nosso corpo seja preparado para combater esse processo, quando ele ocorre muitas vezes ao dia causará danos ao dente. Com a desmineralização constante nosso organismo não dará conta de remineralizar todos os "focos" e a doença cárie se instalará. Se essa placa bacteriana não for removida ela continuará servindo de substrato para as bactérías se desenvolverem e agravarem, ainda mais, a doença.

Como remover a placa bacteriana?
Esse conjunto de bactérias e açúcares pode ser, facilmente removidos através de uma boa escovação dental e o uso de fio dental. Uma consulta no dentista para que ele faça uma profilaxia (limpeza profissional) a cada 6 meses também ajuda a manter os dentes sem essa terrível vilã.

A seguir uma foto obtida num consultório dental quando o dentista fez a revelação de placa, ou seja, usou um corante que revela onde existe placa sobre os dentes. Todas as partes rosas mostram o biofilme. 
É importante que se realize esse processo para informar ao paciente onde a escovação dele está sendo falha e motivá-lo a fazer melhor sua higienização bucal. 


Se você nunca fez isso vá a um dentista e peça pra ele lhe mostrar onde você está falhando, depois peça pra ela fazer uma avaliação da sua condição bucal.


Cálculo Dental

O cálculo dental também é conhecido por tártaro. Ele é resultado do acúmulo de placa bacteriana que não foi removido. Com o cálcio presente na saliva a placa se calcifica, ou seja, "endurece".
É um grande vilão, também, da doença periodontal, já que somente a escovação não consegue removê-lo. Sendo assim, as bactérias conseguem se desenvolver livremente e encontramos até outros tipo de bactérias, que não estavam presente desde o início, tornando o processo ainda mais perigoso.

Como remover o cálculo?
A remoção do cálculo dental é feita através de raspagem pelo dentista. É um processo criterioso e demorado, onde o dentista raspa todos os lados do dente, um de cada vez.


E se eu não remover o cálculo?
Caso ele não seja removido, as bactérias continuarão a se multiplicar, novos tipos colonizarão o local, e elas desenvolverão um processo inflamatório que poderá causar até a reabsorção óssea onde aquele dente está inserido, causando, então, a perda do elemento dental. (Esta doença é chamada de periodontite, mais a frente falarei sobre ela com mais detalhes)


Fique atento e vá ao dentista regularmente!
Um abraço.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Conhecendo mais sobre nossos dentes!


 Os dentes...

Nossos dentes são formados quando ainda estamos no útero de nossas mães. Por volta de 6 e 7 meses após nosso nascimento começam a irromper os primeiros dentes, que são no total de 20. Dez superiores e dez inferiores. São chamados de decíduos ou, popularmente, "dentes de leite".

Após algum tempo os "dentes de leite" começam um processo que chamamos de esfoliação, ou seja, o dentinho cai para dar lugar ao dente permanente. Na arcada permamente temos 36 dentes. Dezoito superiores e dezoito inferiores.

Anatomia dos dentes:



Fique atento(a) aos próximos posts, mais informações estão por vir! Cuide-se!!

Inicio das atividades!

Boa tarde,

Vamos iniciar este blog falando sobre a higiene bucal, um fator essencial para se ter uma boca saudável.
A higiene bucal deve ser feita de forma criteriosa!!

Escovação dental: Deve ser feita com escova e creme dental. A escova deve ser sempre macia. Embora muitas pessoas acreditem que é preciso escovar com força para se limpar bem, isso não é verdade. Colocar muita força na escovação pode trazer problemas na gengiva e no próprio dente. O objetivo é apenas desorganizar a placa bacteriana (Vamos conversar sobre ela mais à frente!) e não "polir" os dentes.

Fio Dental: Deve ser usado todos os dias, pelo menos uma vez, e se você for escolher, escolha passar ele a noite. Deve ser passando entre todos os dentes, não esquecendo de nenhum. A função do fio dental é tirar a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e a escova não consegue remover.

* Você deve evitar ingerir, a todo instante, produtos açucarados, comer entre as refeições é um grande perigo, pois entre elas você não faz escovação, e os ácidos da placa bacteriana vão agindo por mais tempo sobre o esmalte do seu dente.

Consulte seu dentista: Esta visita deve ser periódica. Pode variar de 3 a 6 meses, dependendo do risco de cárie do paciente. Mas, na maioria das vezes, o dentista deve ser visitado a cada 6 meses para que se faça uma limpeza profissional para remoção da placa bacteriana e cáculo dental (O famoso tártaro que também falaremos mais adiante.)

No próximo post, mais informações sobre como cuidar de seu sorriso e de você!