domingo, 25 de abril de 2010

Placa Bacteriana e o Cálculo Dental

A Placa Bacteriana

A placa bacteriana, ou biofilme dental, é uma película "invisível" que se deposita sobre nossos dentes e é formada por bactérias e restos alimentares, como açúcares. É a principal causa de doenças periodontais e de cáries. 
As bactérias presentes na placa "quebram" os açúcares e liberam ácidos. São esses ácidos que atuam sobre a superfície dos dentes (esmalte dental) retirando o cálcio, causando a desmineralização. Embora nosso corpo seja preparado para combater esse processo, quando ele ocorre muitas vezes ao dia causará danos ao dente. Com a desmineralização constante nosso organismo não dará conta de remineralizar todos os "focos" e a doença cárie se instalará. Se essa placa bacteriana não for removida ela continuará servindo de substrato para as bactérías se desenvolverem e agravarem, ainda mais, a doença.

Como remover a placa bacteriana?
Esse conjunto de bactérias e açúcares pode ser, facilmente removidos através de uma boa escovação dental e o uso de fio dental. Uma consulta no dentista para que ele faça uma profilaxia (limpeza profissional) a cada 6 meses também ajuda a manter os dentes sem essa terrível vilã.

A seguir uma foto obtida num consultório dental quando o dentista fez a revelação de placa, ou seja, usou um corante que revela onde existe placa sobre os dentes. Todas as partes rosas mostram o biofilme. 
É importante que se realize esse processo para informar ao paciente onde a escovação dele está sendo falha e motivá-lo a fazer melhor sua higienização bucal. 


Se você nunca fez isso vá a um dentista e peça pra ele lhe mostrar onde você está falhando, depois peça pra ela fazer uma avaliação da sua condição bucal.


Cálculo Dental

O cálculo dental também é conhecido por tártaro. Ele é resultado do acúmulo de placa bacteriana que não foi removido. Com o cálcio presente na saliva a placa se calcifica, ou seja, "endurece".
É um grande vilão, também, da doença periodontal, já que somente a escovação não consegue removê-lo. Sendo assim, as bactérias conseguem se desenvolver livremente e encontramos até outros tipo de bactérias, que não estavam presente desde o início, tornando o processo ainda mais perigoso.

Como remover o cálculo?
A remoção do cálculo dental é feita através de raspagem pelo dentista. É um processo criterioso e demorado, onde o dentista raspa todos os lados do dente, um de cada vez.


E se eu não remover o cálculo?
Caso ele não seja removido, as bactérias continuarão a se multiplicar, novos tipos colonizarão o local, e elas desenvolverão um processo inflamatório que poderá causar até a reabsorção óssea onde aquele dente está inserido, causando, então, a perda do elemento dental. (Esta doença é chamada de periodontite, mais a frente falarei sobre ela com mais detalhes)


Fique atento e vá ao dentista regularmente!
Um abraço.

2 comentários:

  1. Obrigada, aprendi muito, e estou fazendo um trabalho sobre Higiene Oral, por isso deu geito.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada palas suas informações, me ajudaram bastante! Muito bacana a proposta do seu blog. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir