segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cárie Dental

A cárie é uma doença  infecciosa que atinge o dente. 
Não tem uma causa única, por isso é chamada de multifatorial, ou seja, são um conjunto de fatores que leva ao desenvolvimento da cárie.
Esses fatores são: bactérias, o tipo de alimentação, indivíduo e o tempo.

As bactérias causadoras da cárie são os Streptococcus Mutans, são eles que metabolizam o açúcar que ingerimos e liberam o ácido que vai desmineralizando o esmalte dental(superfície branca que vemos). 
A desmineralização do esmalte causará, no início, apenas uma mancha branca, chamamos de cárie incipiente. Se os ácidos continuarem a ser produzidos causarão uma cavidade. Nesta fase o dente não dói, pois não há terminações nervosas no esmalte.  Porém, ao atingir a dentina, o tecido que está abaixo do esmalte, a cárie irá avançar com mais facilidade, pois é um tecido mais mole, e nesta fase causará dor de dente.  Se o processo não for contido atingirá rapidamente a polpa, tecido responsável pela irrigação e inervação do elemento dental.

Como já foi falado em outros posts, se não houver a escovação adequada dos dentes as bactérias terão livre acesso ao acúcar que se encontra nas placas bacterianas, e poderão, sem problemas, produzir o ácido que desmineraliza o dente.

Para conter esse processo é necessário que haja uma escovação dental criteriosa, o uso do fio dental e o acompanhamento de um profissional.
Como saber se tenho cárie?
Somente o dentista poderá dizer, com certeza, se você tem cárie ou não. Ele consegue ver a cárie desde seu início, desde quando ainda não formou a cavidade. O diagnóstico precoce fará com que o tratamento possa ser conservador.

Qual o tratamento da cárie?
  • Se a cárie estiver no início do seu desenvolvimento, ou seja, ainda sem cavidade, o tratamento dependerá tanto do profissonal quanto do paciente. É preciso fazer aplicações de flúor no consultório, caprichar na higiene para remover toda placa que possa existir no local e estar em acompanhamento do seu dentista. Com isso haverá uma remineralização do esmalte e a doença regredirá.
  • No caso de a doença já estar avançada, com cavidade atingindo o esmalte e a dentina, será preciso que o dentista remova a cárie, e restaure o dente.
  • Se a cárie já tiver chego na polpa, o dentista terá que fazer tratamento de canal e só depois restaurar o dente. 

É importante ressaltar que, em muitos casos, a cárie já está tão avançada que a única solução é a extração do elemento. Por isso é preciso estar em acompanhamento com um profissional, pois, muitas vezes, quando o dente dói, já é tarde demais para agir de forma mais conservadora. 

Vamos cuidar de nossa saúde!!

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário