sábado, 1 de maio de 2010

Periodontite ou doença peridontal!

A periodontite é uma doença caracterizada pela perda dos tecidos de suporte dos dentes. Que se não for tratada leva a perda dos elementos dentais.
Ela pode ser classificada como:

Periodontite Crônica:
  • Mais prevalente em adultos, embora possa acometer crianças e jovens também;
  • A má higiene bucal é proporcional a destruição periodontal. Ou seja, quanto pior a higienização maior a destruição dos tecidos;
  • Presença de placa bacteriana e cálculo dental;
  • Presença de bolsa periodontal. (A bolsa periodontal acontece quando as fibras da gengiva perdem sua inserção e ela, então, se "descola" do dente, ficando solta e abrigando ainda mais bactérias e resíduos, sendo difícil de higienizar.)
  • Perda de inserção gengival e do osso alveolar.
  • Progressão é lenta, mas pode ter períodos de exacerbação.
Periodontite Agressiva
  • Raras e frequentemente graves;
  • Não é causada pelo acúmulo de placa e cálculo devido a má higienização e sim por uma microflora altamente virulenta;
  • Rápida perda de inserção e destruição óssea ;
  • Progressão rápida;
  • Pode ter mais de um caso na família.

Como saber se tenho periodontite?
Você pode observar a coloração de sua gengiva, se ela se apresentar muito vermelha, sangrando quando você escova ou passa o fio dental, inchada, você deve procurar um dentista para que ele analise sua condição bucal,você pode estar apenas como uma gengivite ou já ter a doença peridontal.
Além da gengiva você precisa estar atento a dentes que começam a ficar amolecidos, ao mau hálito, ao aumento do tamanho dos dentes (gengiva começa a retrair).
A melhor solução é estar em dia com sua higienização bucal e com seu dentista. Ele poderá observar qualquer mudança em sua boca.

Qual o tratamento para a doença periodontal?
Quando for diagnosticado a doença o dentista irá iniciar um planejamento do caso. Em alguns casos poderá ser prescrito medicação junto ao tratamento de raspagem que ele irá realizar. 
A raspagem irá remover toda a placa e cálculo existentes em cada dente. 
Quando a doença estiver mais avançada poderá haver perda de alguns elementos que já estiverem com mobilidade acentuada.

Qualquer dúvida vocês podem escrever pra mim nos comentários que terei o maior prazer em responde-las.
Fique atento as novas informações!!!

3 comentários:

  1. MASSSSSSSS...ta muito chique essa minha prima, nega sempre que posso dou uma passadinha por aqui, sabe como é vida de noiva né?!
    Saudade e um BEIJO Dra.Camila!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Doutora! Tenho 42 anos, vida saudável, não fumo e não bebo, escovo os dentes após as refeições, uso fita dental após o almoço e à noite.
    após anos de tratamento com o mesmo profissional descobri em fevereiro deste ano, 2014, que tenho retração nos caninos devido serem tortos (descobri porque ia fazer clareamento e como havia lido que poderia causar retração eu quis observar as gengivas antes de iniciar.). A profissional que me acompanha a mais de 20 anos falou que era devido aos dentes tortos, mas foi negligente ao não ter me avisado no inicio, pois já teria resolvido o problema.
    Fui em alguns periodontistas: Um falou que teria que fazer o enxerto e recobrir a gengiva, outro falou q não pode fazer enxerto para cobrir o dente e sim reforçar a parte de debaixo e falou também que tenho que tratar das gengivas, outro falou que não aconselha fazer o procedimento uma vez que há risco de atingir um nervo e ficar com a boca anestesiada para sempre e que eu deveria fazer a correção ortodontica. Todos aconselharam o tratamento ortodôntico. Não sei o que fazer, necessito de orientação. Será que esse dentes aguentam o tratamento ortodôntico sem enxerto?

    Esteticamente não há problema e nem mesmo sensibilidade.
    Li que quem tem problemas de calcificação não pode fazer ortodôntico, só com as radiografias é possível diagnosticar o problema?

    Terei que fazer 4 extrações será necessário fazer mini implante?
    Nunca tive sangramentos ao escovar os dentes, mesmo assim posso ter doença periodontal?
    Agradeço sua atenção e sua resposta.

    ResponderExcluir