segunda-feira, 31 de maio de 2010

Saúde de mãe para filho, através da boca.

          Alguns dos primeiros contatos do bebê com o mundo exterior são feitos com a boca, e o aleitamento materno é o que mais vai se fazer sentir durante toda a vida. Além de oferecer todos os nutrientes que o bebê necessita para crescer saudável, a amamentação é um verdadeiro exercício físico. Além disso, enquanto realiza o movimento institivo de sucção, o bebê está exercitando sua ossatura e sua musculatura labial. O movimento de "ordenha" faz com que a maxila e a mandíbula sejam estimuladas a crescerem de forma harmônica, e a amamentação, por fazer com que a criança respire pelo nariz, é importantísima para a harmonia do desenvolvimento facial e da deglutição, além de previnir problemas nas vias aéreas.
          Assim chamamos a atenção para a importância desses cuidados no desenvolvimento orofacial da criança e na saúde de todo o organismo, lembrando que tanto a mãe, quanto o filho têm no cirurgião-dentista um importante aliado, quando se trata de saúde bucal.
          Mesmo que o bebê ainda não tenha dentes, o cirurgião-dentista é o profissioanal indicado para orientar sobre a correta higiene bucal de acordo com a faixa etária da criança, e deve ser consultado periodicamente.
         Aliás, a primeira consulta odontológica de uma criança deve acontecer antes do nascimento do primeiro dente, para que os pais sejam orientados sobre a higienização, alimentação e como proceder quando os dentinhos surgirem. Aconselhamos que seja desenvolvido o hábito de levar a criança no cirurgião-dentista assim como já é comum levar no pediatra.


Fonte: Jornal da Associanção Brasileira de Odontologia Seção de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário