quarta-feira, 12 de maio de 2010

Halitose, o famoso e indesejável Mau-Hálito!

A halitose é um problema  comum e afeta boa parte da população adulta. Ela pode causar danos a autoimagem do indivíduo, fazendo com que ele perca a confiança em si e passe a não querer estar em contato com a sociedade.
Na maior parte dos casos, se origina na cavidade bucal, como resultado da putrefação microbiana ou metabolismo bacteriano de aminoácidos em debris teciduais locais.  Os gases mais associados à halitose são compostos voláteis de enxofre (CVE). 
 
TIPOS:
  • Fisiológica: Causada, principalmente, pela saburra lingual (acúmulo de bactérias e resíduos alimentares na língua) e má higiene bucal.
  • Patológica: Causada em consequência da doença periodontal crônica.
  • Pseudo-halitose: Quando os níveis de odores não estão além dos aceitáveis socialmente, porém, a pessoa acredita que tem mau-hálito.

 TRATAMENTO:

O tratamento visa diminuir/ eliminar os elementos causadores dos odores, as bactérias. Sendo assim, consiste na intervenção mecânica e química na cavidade bucal.

  • Mecânica: Intensificação da escovação dental, da superfície da língua e uso do fio dental. Se for patológica o tratamento consiste numa terapa periodontal, já descrita quando falado sobre a periodontite. 
 
  • Química: Uso de enxaguatórios bucais. CUIDADO!!! Os enxaguatórios bucais devem ser usados quando houver indicação do dentista e sob as orientações dele. O uso indiscriminado pode causar danos à cavidade oral.

Se você sofre com mau-hálito, procure um dentista, ele irá indicar o tratamento que se adequa ao seu caso.
E, desde já, você pode melhorar sua higiene bucal, escovando os dentes, no mínimo 3x ao dia, usando o fio dental e não esquecendo de escovar ou raspar a língua, principalmente na escovação matinal.

Não tenha vergonha, procure um dentista!!!

Qualquer dúvida, estou a disposição,
Um abraço.

Algumas informações retiradas de: Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial vol.14 no.3 Maringá Jan./June 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário